Topo

Caso de garota de 20 anos que parece ter 12 meses desafia médicos nos EUA

Do UOL

Em São Paulo

11/01/2013 13h28

O caso de uma garota que tem 20 anos mas se parece com uma criança de 12 meses tem desafiado médicos dos EUA.

Apesar de ter nascido em 1993, Brooke Greenberg, que é de Maryland, é incapaz de andar e falar, e tem uma idade mental estimada em 1 ano. Ainda tem dentes de leite e tem que ser transportada em um carrinho de bebê.

O pai de Brooke, Howard Greenberg, conta que a menina cresceu um pouco quando tinha entre 1 e 4 anos. “Mas aos 4 ou 5 anos, ela parou de crescer.”

A criança já foi examinada por alguns dos mais médicos de maior prestígio nos EUA, mas nenhum diagnóstico oficial foi feito. Alguns especialistas chamam a condição de Brooke de Síndrome X.

Eric Schadt, diretor do instituto Icahn, do centro médico Mount Sinai, em Nova York, diz que ela aparentemente não tem nenhuma anormalidade no sistema endócrino, tampouco tem alguma alteração cromossômica ou disfunções conhecidas por afetar o desenvolvimento.

Sua mãe, Melanie Greenberg, parou de trabalhar há 16 anos para cuidar da menina. Ela já teve diversos problemas de saúde e tem que ser alimentada por um tubo inserido em seu estômago, já que seu esôfago é muito pequeno.

Exames indicam que a garota pode ter uma mutação que “desliga” sua capacidade de amadurecer. Por isso, o genoma de Brooke está sendo sequenciado.

Cientistas acreditam que o código genético singular da garota pode ajudar a entender melhor o processo de envelhecimento, assim como levar a tratamentos de doenças como o Mal de Parkinson.