Topo

Lula: Médicos brasileiros deveriam parabenizar cubanos e não vaiá-los

Do Valor

05/09/2013 20h16

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira, 5, que os médicos brasileiros deveriam elogiar a vinda dos médicos cubanos, e não criticá-los. O ex-presidente afirmou que "falta compreensão" ao programa Mais Médicos, bandeira do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT).

  • Arte UOL

    Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países


Lula afirmou que é preciso "reconhecer a solidariedade" dos cubanos que estão vindo para trabalhar no país e "suprir a deficiência dos médicos brasileiros, que não estão podendo cumprir". "Não reconhecer que falta anestesista no país, pediatra é, no mínimo, falta de bom senso", afirmou, depois de almoçar com deputados estaduais de São Paulo, na capital paulista.

"Em vez de vaiar cubanos, os médicos brasileiros deveriam parabeniza-los. Quem sabe um dia nosso país seja tão grande que a gente esteja mandando médico para trabalhar na África e outros países", disse. Lula afirmou que o governo não está "querendo substituir médicos brasileiros".

Onde falta médico, faltam dentistas e enfermeiros, mostra pesquisa

A concentração de médicos nos grandes centros acompanha a de outros profissionais de saúde, como dentistas e enfermeiros, e a de unidades de saúde. Onde falta um, faltam os outros.

É o que o mostra um recorte da pesquisa Demografia Médica no Brasil, que se baseou em dados da AMS (Assistência Médico-Sanitária) do IBGE, que conta os postos de trabalho ocupados por profissionais de saúde