Topo

Esse conteúdo é antigo

Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil baixa para 9

Ilustração do novo coronavírus -
Ilustração do novo coronavírus

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

06/02/2020 10h19

Em balanço divulgado na manhã de hoje, o Ministério da Saúde afirmou que caiu para 9 o número de casos suspeitos de coronavírus no país. Ontem, em boletim divulgado à tarde, eram 11 os casos suspeitos.

O Brasil não registrou até o momento nenhum caso confirmado da doença. Outros 24 casos já tiveram a suspeita descartada.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) já registrou 25.554 casos da doença, que provocaram 492 mortes, em 25 países. Os dados são de boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

Na manhã de hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reúne em Brasília com secretários de saúde dos estados e capitais de todo o país para tratar do plano de contingência para a prevenção ao vírus.

Ontem decolou de Brasília a missão de resgate de 34 pessoas, incluindo brasileiros e familiares deles que são estrangeiros, que moram em Wuhan, cidade da China que é o epicentro mundial do coronavírus.

As aeronaves devem chegar à China na sexta-feira (7). Lá, buscarão o grupo de ao menos 34 brasileiros e familiares deles, incluindo sete crianças. Como a cidade está em quarentena, foi necessário obter autorização do governo chinês para retirar os brasileiros de lá — a expectativa da FAB é que em uma hora no máximo, após o pouso, os brasileiros estejam embarcados.

Cada avião levará uma equipe de sete médicos — seis deles militares do Instituto de Medicina Aeroespacial da FAB e um do Ministério da Saúde. Os resgatados de Wuhan voltarão de máscara como precaução, segundo o governo.

Eles farão escala em Fortaleza (CE) e em Las Palmas, nas ilhas Canárias, território da Espanha no oceano Atlântico. De lá, seguirão para Varsóvia, na Polônia, e Urumqi, na China. A tripulação deve chegar a Wuhan na sexta-feira (7) e estar de volta ao Brasil na madrugada de sábado. Os aviões contam com 30 lugares cada um.

O destino final dos aviões será a base aérea de Anápolis (GO), a 150 quilômetros de Brasília. Lá, o grupo de brasileiros resgatados e a tripulação do avião ficarão em quarentena por 18 dias. Eles deverão se submeter a exames e acompanhamento médico constante durante esse período.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

Coronavírus liga alerta pelo mundo