Topo

Esse conteúdo é antigo

DF: Justiça determina exame obrigatório em marido de mulher com coronavírus

Foto: narvikk/ iStock
Imagem: Foto: narvikk/ iStock

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 10h49Atualizada em 10/03/2020 18h31

A Justiça do Distrito Federal determinou que o marido da paciente infectada pelo coronavírus na capital federal seja obrigado a realizar exames clínicos para verificar se está ou não infectado pelo novo vírus.

A decisão da juíza Raquel Mundim Moraes Oliveira Barbosa, da 8ª Vara de Fazenda Pública do DF, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral do DF e determinou que o marido fique em isolamento domiciliar até que o resultado do exame saia, sob pena de multa de R$ 5 mil por descumprimento, limitado ao valor de R$ 20 mil. Segundo a advogada do casal, porém, o homem fez os testes voluntariamente e está isolado desde sábado.

"Em uma situação como o surto do Coronavírus, há, de fato, um conflito entre o direito coletivo da sociedade à saúde pública, o dever do Estado de proteger a população e o direito à autodeterminação do cidadão, que, em tese, poderia optar por se submeter ou não a um tratamento médico ou por realizar ou não exames", diz a decisão juficial.

Segundo a advogada Cláudia Rocha Caciquinho, o marido da paciente internada realizou o exame na manhã de ontem. Ela afirmou que o homem também se manteve voluntariamente em isolamento desde o último sábado, o que levou a filha do casal a se hospedar na casa de amigos.

"Ele nunca se recusou [a fazer o teste]", diz a advogada. "Tanto é que, quando entraram com o processo, ele já tinha feito o exame", disse.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, por volta do meio-dia de hoje, que o homem já foi submetido ao exame e o resultado deve ser conhecido ainda hoje.

A PG-DF acionou a Justiça por causa do contato mantido com a paciente diagnosticada com o novo vírus.

"A determinação de submissão a exames compulsórios e o isolamento do requerido sobressai-se necessária porque o problema é de saúde pública, caso em que ao Estado incumbe adotar providências no sentido de preservar não apenas a saúde e a integridade do próprio requerido, mas de toda a coletividade que pode ser exposta indevidamente à contaminação por um vírus de transmissibilidade e letalidade notórias", afirmou a juíza.

Até o momento, o Distrito Federal tem um caso de coronavírus confirmado e 41 casos suspeitos.

Coronavírus liga alerta pelo mundo