PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Einstein, em SP, confirma 98 casos de coronavírus; ministério fala em 77

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

13/03/2020 10h06

Primeiro hospital a confirmar casos do novo coronavírus no Brasil, o Albert Einstein, de São Paulo, já atestou que 98 pessoas tiveram resultado positivo para a covid-19 até a noite de ontem.

Alguns desses casos ainda não constam no levantamento do Ministério da Saúde, que, até a última atualização, das 16h20 ontem, apontava haver 77 em todo o país. Os números serão atualizados pelo governo federal na tarde de hoje.

Somente entre quarta-feira e quinta-feira, o hospital paulista confirmou 55 novos casos, mas não é possível saber quantos estão na conta da pasta.

O Einstein tem feito o levantamento dos casos desde 24 de fevereiro. Até as 19h30 de ontem, o hospital realizou 3.367 exames para o novo coronavírus. Ou seja, 2,9% testaram positivo, considerando os 98 casos confirmados.

O primeiro caso da covid-19 foi um homem de 61 anos que havia viajado para a Itália. Quando voltou ao Brasil, ele passou por exames no Einstein e testou positivo para o novo coronavírus.

O estado de São Paulo é o que tem mais casos no país. Também há confirmações em estados do Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste.

No país, segundo o Ministério da Saúde, há 1.422 casos sob suspeita, divididos por todos os estados, menos Amapá, Roraima e Tocantins.

Em pronunciamento ontem, o governo de São Paulo disse que não havia "sentido" fechar o estado em função do novo coronavírus.

"Ainda teremos que ter o entendimento de como esse vírus vai ser distribuído no estado de São Paulo. São aprendizados", disse o coordenador do Centro de Contingência da covid-19 no estado, David Uip. "Aqui não tem chute. Aqui é estudo epidemiológico."

Coronavírus