Topo

Esse conteúdo é antigo

PUC-Rio prevê pelo menos 4 mil casos de coronavírus no Brasil em 9 dias

Analista do laboratório da Fiocruz estuda amostra de teste de covid-19, o novo coronavírus - Carl de Souza/AFP
Analista do laboratório da Fiocruz estuda amostra de teste de covid-19, o novo coronavírus Imagem: Carl de Souza/AFP

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 14h54

Uma projeção realizada pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS), da PUC-Rio, estima que no dia 29 de março o Brasil terá 5.403 casos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Essa estimativa corresponde ao cenário mediano, de acordo com os pesquisadores. No cenário mais pessimista, serão 8.037 casos; na melhor das hipóteses, 3.927.

Ontem, de acordo com a projeção do cenário mediano, o país teria 571 casos da doença. Na realidade, o boletim epidemiológico divulgado à tarde pelo Ministério da Saúde confirmou 621 infectados; o número supera até a projeção pessimista feita pelo NOIS, que estimava 614 diagnósticos oficiais.

A projeção leva em conta a experiência de outros países que já lidam com o vírus há mais tempo, como Irã, Itália, Coreia do Sul e EUA. O grupo, que também conta com pesquisadores da Fiocruz e do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, analisou a taxa de crescimento da doença em cada um dos países, assim como as medidas de contenção adotadas pelos governos.