Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Trump estende quarentena e anuncia teste pronto em 5 minutos

Donald Trump durante entrevista coletiva na tarde de hoje, na Casa Branca - Getty Images
Donald Trump durante entrevista coletiva na tarde de hoje, na Casa Branca Imagem: Getty Images

Do UOL

29/03/2020 20h05

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje, em coletiva de imprensa, que estenderá a quarentena até pelo menos 30 de abril.

"Estenderemos nossas diretrizes para 30 de abril para diminuir a propagação [do coronavírus]", disse o presidente dos Estados Unidos. "O pico da taxa de mortalidade provavelmente acontecerá em duas semanas", acrescentou.

A nova orientação representa uma mudança no discurso do presidente norte-americano, que na última quinta-feira (26) pediu para as pessoas voltarem ao trabalho mesmo durante a pandemia.

Os Estados Unidos registram hoje mais de 122 mil casos oficiais de coronavírus e mais de 2 mil mortes em decorrência da covid-19.

No mesmo pronunciamento, Trump anunciou um teste que seria capaz de diagnosticar o vírus em cerca de 5 minutos — atualmente, os testes mais ágeis entregam o resultado em 24 horas.

"Na sexta-feira, a FDA (departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) autorizou um novo teste desenvolvido pela Abbott Labs que fornece resultados extremamente rápidos, em menos de 5 minutos. Esse é um jogo totalmente novo", afirmou Trump, em tom de comemoração.

Segundo o presidente, a testagem pelo novo dispositivo será para todo mundo e não apenas para casos graves, como acontece hoje. Ele afirmou que podem ser realizados até 50 mil testes por dia.

Trump disse, ainda, esperar que o país possa retomar suas atividades dentro de três meses.

"Podemos esperar que até 1º de junho estejamos bem e no caminho da recuperação. Muitas coisas boas acontecerão", afirmou.