Topo

Esse conteúdo é antigo

Saúde identifica 1º caso de coronavírus no país em janeiro, mas volta atrás

Tubo contendo anticorpos para covid-19 - THOMAS PETER
Tubo contendo anticorpos para covid-19 Imagem: THOMAS PETER

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

02/04/2020 18h31

O Ministério da Saúde voltou atrás na informação de que o primeiro caso do novo coronavírus aconteceu em janeiro. A infecção relatada, segundo a pasta, foi registrada em março.

O Ministério da Saúde informou hoje que conseguiu identificar um caso do novo coronavírus de uma mulher que foi hospitalizada no fim de janeiro. Segundo o governo, o caso aconteceu em Minas Gerais e a paciente tinha 75 anos.

A pasta, no entanto, voltou atrás e disse que a infecção, na verdade, aconteceu em 25 de março.

"A partir de investigação retrospectiva tivemos a identificação do primeiro caso confirmado, ele é do dia 23 de janeiro", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, em entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje.

Segundo Oliveira, foi possível identificar o caso por meio de um estudo sobre os pacientes com casos de síndrome respiratória aguda grave. Nessa categoria estão a maior parte das internações por gripes comuns, mas a categoria também abrange os casos de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Um dia depois do anúncio, a pasta corrigiu a informação.

Desde o início do ano, foram registradas 23.999 hospitalizações provocadas por síndrome respiratória aguda grave. Desse total, até hoje, 7%, ou 1.587 testaram positivo para coronavírus.