Saúde identifica 1º caso de coronavírus no país em janeiro, mas volta atrás
O Ministério da Saúde voltou atrás na informação de que o primeiro caso do novo coronavírus aconteceu em janeiro. A infecção relatada, segundo a pasta, foi registrada em março.
O Ministério da Saúde informou hoje que conseguiu identificar um caso do novo coronavírus de uma mulher que foi hospitalizada no fim de janeiro. Segundo o governo, o caso aconteceu em Minas Gerais e a paciente tinha 75 anos.
A pasta, no entanto, voltou atrás e disse que a infecção, na verdade, aconteceu em 25 de março.
"A partir de investigação retrospectiva tivemos a identificação do primeiro caso confirmado, ele é do dia 23 de janeiro", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, em entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje.
Segundo Oliveira, foi possível identificar o caso por meio de um estudo sobre os pacientes com casos de síndrome respiratória aguda grave. Nessa categoria estão a maior parte das internações por gripes comuns, mas a categoria também abrange os casos de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Um dia depois do anúncio, a pasta corrigiu a informação.
Desde o início do ano, foram registradas 23.999 hospitalizações provocadas por síndrome respiratória aguda grave. Desse total, até hoje, 7%, ou 1.587 testaram positivo para coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.