Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Últimas notícias e o que sabemos até esta quinta-feira (23)

ADRIANO MACHADO
Imagem: ADRIANO MACHADO

Do UOL, em São Paulo*

23/04/2020 14h15

Em meio a discussões sobre reabertura gradual de setores da economia em alguns estados e apreensão com a sobrecarga do sistema de saúde em outros por causa do novo coronavírus, o Governo Federal voltou a enfrentar ruídos no campo econômico com a desistência da antecipação do pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600.

Ontem, o Ministério da Cidadania anunciou que o governo não conseguiria fazer a antecipação por "fatores legais e orçamentários". O anúncio havia sido feito na última segunda-feira (20) em entrevista coletiva com as presenças do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Em nota, a pasta explicou que, "pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise", está impedida legalmente de fazer a antecipação do benefício, prometida também pela Caixa Econômica Federal. A suspensão do pagamento foi recomendada pela Controladoria Geral da União (CGU).

A situação gerou descontentamento do presidente Jair Bolsonaro, que disse ter sido desautorizado no assunto. O comentário foi feito em resposta a uma seguidora em uma rede social que disse que o governo havia cancelado o auxílio.

"Nada foi cancelado. Um ministro anunciou sem estar autorizado, que iria antecipar a segunda parcela. Primeiro se deve pagar a todos a primeira parcela, depois o dinheiro depende de crédito suplementar já que ultrapassou em quase 10 milhões o número de requerentes. Tudo será pago no planejado pela Caixa", escreveu Bolsonaro.

O desencontro vem em um momento em que o auxílio emergencial pode ser ampliado para outras categorias de trabalhadores. Ontem, o Senado aprovou a extensão do benefício a diversos outros profissionais atingidos pelos efeitos da pandemia (veja a lista aqui), com o projeto de lei agora precisando ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em até 15 dias. Ele pode sancioná-lo ou vetá-lo na íntegra, ou fazer vetos parciais.

Rio tem fila por UTI de pacientes com covid-19

Entre os estados e cidades brasileiros, a preocupação com o avanço da pandemia de covid-19 aumentou na capital Rio Janeiro com a rede pública de saúde se aproximando de um colapso. Dados da Central Estadual de Regulação obtidos com exclusividade pelo UOL mostram que 22 das 32 unidades de urgência e emergência da capital operam no limite ou, na maioria dos casos, até mesmo com superlotação.

Enquanto isso, há mais de 60 pacientes na fila por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ontem, havia 63 pacientes à espera de um leito de UTI no estado, dos quais 38 tinham confirmação ou suspeita de covid-19. O estado do Rio já tem 490 mortos por covid-19, 303 deles na capital.

Enquanto tenta ampliar a capacidade dos hospitais, o Rio de Janeiro também busca diminuir a disseminação do coronavírus. Passou a valer hoje o decreto que obriga o uso de máscaras na cidade.

Na mesma linha, o governo de São Paulo ampliará a orientação para o uso do acessório para todo o estado. Porém, a preocupação mais imediata do governador João Doria é outra. Ontem, no mesmo dia em que anunciou a criação de um plano para reabertura de setores econômicos a partir do dia 11 de maio, a taxa de isolamento da região metropolitana da capital caiu para 48%. O índice considerado aceitável é de 50%, enquanto o ideal é entre 60% e 70%.

"A orientação é da saúde e medicina. Se não tivermos uma taxa superior, poderemos ver a revisão da etapa depois da quarentena. É importante que as pessoas respeitem. Se as pessoas ficarem em casa vai nos ajudar a passar por essa crise mais rápido. Não podemos flexibilizar se não tivermos um índice mínimo de 50%. Ontem, não foi atingido, mas nos últimos quatro dias sim. Se tivermos índices inferiores na região metropolitana, teremos um outro comportamento. Quem vai ditar o que podemos ou não fazer é a área da saúde e medicina", afirmou.

A prefeitura de São Paulo também divulgou hoje uma nova campanha incentivando as pessoas a ficarem em casa durante a pandemia de coronavírus. As imagens mostram a situação de Guayaquil, no Equador, que enfrenta uma crise no sistema de saúde e funerário.

No campo nacional, o contraste é parecido. Como mostrou reportagem de UOL, a escassez de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) em muitas cidades e a sobrecarga no sistema funerário, de um lado, e as pressões políticas pelo fim das medidas de restrição social, de outro, colocam os estados em situações desafiadoras pelo país.

Critérios no uso da hidroxicloroquina

O Conselho Federal de Medicina divulgou hoje um parecer no qual define três cenários possíveis para a aplicação da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com coronavírus. Como ainda não existe comprovação científica da eficácia dessas substâncias, os critérios são excepcionais e serão adotados até que as pesquisas em andamento resultem em informações concretas.

O primeiro cenário possível é o que engloba pacientes com sintomas leves, em início de quadro clínico, e que não apresentam outras viroses como influenza, H1N1 e dengue.

Também poderão ser submetidos ao uso da cloroquina e hidroxicloroquina os infectados que têm sintomas considerados "importantes", mas ainda sem a necessidade de cuidados intensivos, isto é, em leitos de UTI. A aplicação das drogas seria independente da existência ou não de recomendação de internação.

A terceira e última possibilidade são os pacientes em estado crítico e já ocupando leitos de UTI, incluindo ventilação mecânica.
O parecer foi apresentado na manhã de hoje por dirigentes do conselho ao ministro da Saúde, Nelson Teich, e ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em reunião no Palácio do Planalto.

China descobre 2 medicamentos específicos

No campo da medicina, um estudo realizado pela Academia Chinesa das Ciências descobriu dois medicamentos específicos para serem usados contra o novo coronavírus e que impedem que o Sars-CoV-2 se multiplique dentro do corpo humano.

A pesquisa, publicada na revista especializada "Science", foi coordenada por Wenhao Dai e conseguiu projetar as moléculas para bloquear a enzima protease, o "motor" que permite que o vírus consiga se multiplicar.

Com isso, os dois medicamentos chineses juntam-se a um outro descoberto na Holanda, que atua contra a mesma enzima, e um na Alemanha, que age contra a proteína spike - o arpão com o qual o vírus agride a célula para invadi-la. Assim, as quatro moléculas tornam-se candidatas a se tornarem os primeiros remédios a serem usados contra a covid-19, uma doença da qual se sabe ainda muito pouco.

EUA já têm 26 milhões de pedidos por seguro-desemprego

Em meio à discussão sobre a reabertura gradual de setores econômicos, os Estados Unidos contabilizam um recorde de 26 milhões de pedidos por auxílio-desemprego nas últimas cinco semanas. O Departamento do Trabalho dos EUA disse hoje que mais 4,427 milhões de pessoas solicitaram auxílio-desemprego pela primeira vez na semana passada, abaixo dos 5,237 milhões em dado revisado da semana anterior.

O otimismo de Trump com a reabertura do país é tamanha que ele fez uma previsão que foi contestada por especialistas em saúde presentes na mesma entrevista em relação a uma possível segunda onda da doença. "Se ela voltar, voltará em doses menores que conseguiríamos conter. Não será como nada do que estamos experimentando agora", disse Trump.

Trump também disse que "há uma chance muito boa de a covid-19 não voltar (aos EUA) no segundo semestre, mas a especialista Deborah Birx, que o acompanhava na coletiva e lidera a equipe oficial de resposta ao coronavírus, respondeu: "não sabemos".

O principal epidemiologista da Casa Branca, Anthony Fauci, foi muito mais enfático quando chegou sua vez de falar na entrevista. "Vamos ter coronavírus neste outono (no hemisfério norte, primavera no hemisfério sul). Estou convicto disso, por causa do grau de transmissibilidade (da doença)", afirmou.

Merkel diz que pandemia ainda está no início

Os indicativos de que os números de novas infecções e mortes estabilizaram em diversos países da Europa não mudaram a cautela da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel. Hoje, ela disse que a pandemia do novo coronavírus "ainda está no começo" e pediu aos cidadãos que mostrem resistência e disciplina para superar o momento. Ela teme que os alemães estejam relaxando seus esforços de distanciamento social depois que os governos federal e regional concordaram em reabrir algumas lojas nesta semana.

A Alemanha tem o quinto maior número de casos de covid-19, atrás dos Estados Unidos, Espanha, Itália e França, mas manteve as mortes baixas após testes iniciais e extensos: são 148.046 casos confirmados e 5.094 óbitos. As cifras mais recentes, no entanto, apontaram para mais pacientes recuperados do que novas infecções.

Na Espanha, o governo já adota medidas graduais de relaxamento da quarentena com a estabilização da doença no país. Nas últimas 24 horas foram registradas 440 mortes no país, uma leve alta em relação aos 435 óbitos informados no boletim de ontem. A pandemia já fez 22.157 vítimas fatais no país, sendo que o número de casos diagnosticados aumentou 213.024, quase 5 mil a mais do que os 208.389 reportados até ontem.

OMS alerta para aumento de casos na África

A África registrou um salto de 43% nos casos relatados de covid-19 na última semana, alertou um comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS) que manifesta preocupação com a possibilidade de o continente de 1,3 bilhão de habitantes se tornar o próximo epicentro do surto global.

John Nkengasong, diretor dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças da África, disse em seu briefing semanal hoje que a África também tem uma capacidade de teste "muito, muito limitada". Ele disse que isso significa que o aumento de infecções pelo novo coronavírus provavelmente será ainda maior.

Um relatório recente da OMS apresentou um quadro sombrio para a África, alertando que o vírus poderia matar mais 300 mil pessoas e levar 30 milhões à pobreza. Estimativas indicam 26 mil casos oficiais de covid-19 na África do Sul, com mais de 1,2 mil mortes.

Nkengasong disse que a África ainda tem tempo para evitar esse desastre, mas testar pessoas e rastrear casos de vírus é crítico.

*Com informações das agências AP e Reuters