Topo

Esse conteúdo é antigo

Paciente deve entender riscos ao autorizar uso de cloroquina, diz Teich

27.abr.2020 - O ministro da Saúde Nelson Teich durante coletiva técnica sobre ações de combate ao coronavírus - Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo
27.abr.2020 - O ministro da Saúde Nelson Teich durante coletiva técnica sobre ações de combate ao coronavírus Imagem: Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 12h10Atualizada em 12/05/2020 12h17

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou hoje que os pacientes com covid-19 devem entender os riscos e assinar o "Termo de Consentimento" antes de iniciar o uso da cloroquina para tratamento da doença.

Em uma série de tuítes, o ministro alertou que a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais e que qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica.

Teich afirmou que o Ministério da Saúde acompanha pesquisas nacionais e internacionais sobre o tratamento do coronavírus. Além da cloroquina, há estudos que avaliam a eficácia de mais de dez medicamentos em pacientes com covid-19, disse o ministro.

"Queremos também nos preparar para a possível descoberta de uma vacina contra a doença. Estamos em constante conversa com pesquisadores e laboratórios para garantir a oferta desta proteção para os brasileiros", escreveu no Twitter.