Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher passa 40 dias internada com covid-19 após dois testes darem negativo

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas

15/05/2020 18h22

"Estou muito feliz de estar aqui, e não terem carimbado meu passaporte pro céu". É com bom humor que a biomédica Leila Maria Simões de Almeida, 66 anos, relata como foi a luta contra o novo coronavírus. Ela teve alta anteontem de um hospital particular de Tatuí (SP), na região metropolitana de Sorocaba.

Ela está na casa de Roberto Simões, 38, filho e médico. Segundo Simões, o pai dele, também médico, José Roberto, foi contaminado com o coronavírus, provavelmente em um curso realizado em São Paulo no início de abril. "Para ele, a doença foi cansativa, mas mais branda", lembra. Assim que soube que estava contaminado, se afastou do trabalho em uma clínica radiológica de Tatuí.

Na sequência, o filho e a mulher de José Roberto fizeram os testes em uma clínica particular para saber se estavam com o coronavírus. Negativo, para ambos.

Uma semana depois disso, porém, Leila passou mal. Foi a um hospital particular da cidade, e foi internada direto. "Foi uma sensação horrível", disse.

O filho conta que, apesar de tudo indicar que ela também estava com covid-19, o resultado deu negativo, pela segunda vez. O estado de saúde de Leila piorou, e ela precisou ser intubada e colocada em um respirador. Quando isso aconteceu, foi feito o terceiro teste, que finalmente deu positivo para coronavírus.

"É uma sensação de ausência. Um dia, estava bem. No outro, passei mal e estava na UTI. Eu estou começando a me lembrar das coisas agora, foi uma sensação horrível", complementa a biomédica.

Ela passou 26 dias intubada, e só depois começou a se recuperar. Depois de 40 dias no hospital, teve alta. Foi aplaudida na saída.

Funcionários e enfermeiros cantaram a música "Apenas Mais Uma de Amor", do cantor Lulu Santos. Leila considera todos eles como integrantes da família. "São meus netinhos", lembra, emocionada.