Topo

Esse conteúdo é antigo

Pará amplia lockdown para mais 7 municípios; há multa para quem desobedecer

Polícia Civil fiscaliza quem pode ou não estar na rua; apenas serviços essenciais são permitidos - Divulgação
Polícia Civil fiscaliza quem pode ou não estar na rua; apenas serviços essenciais são permitidos Imagem: Divulgação

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

17/05/2020 20h03

O governador do Pará ampliou hoje o lockdown para mais sete municípios do estado. Nesses locais a medida restritiva começa a valer a partir de terça-feira. Com isso, já serão 17 cidades onde vão funcionar somente os serviços essenciais.

Os municípios que foram incluídos são: Cametá, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Santarém, Abaetetuba e Capanema, onde o número de casos da doença também é grande.

Neste domingo seria o último dia da medida, que até então valia para a capital e mais nove municípios, sendo a maioria da região metropolitana. Mas o governo prorrogou o decreto até o dia 24, em virtude de não ter alcançado o índice de isolamento social de 70% recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter o avanço da pandemia.

O Pará subiu para a quarta colocação no ranking nacional de isolamento social. No sábado, chegou a 51%, ficando atrás de Pernambuco (53,85%), Ceará (52,71%) e Amapá (52,64%).

O dia hoje foi de fiscalizações e barreiras. O balanço parcial aponta para 226 multas para quem desobedeceu o lockdown, nas cidades em que ele já é válido, totalizando, desde o início do decreto, 2.232 penalidades. A multa para pessoa física é de R$ 150 e para pessoa jurídica pode chegar a R$ 50 mil.

Segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o Pará tem hoje 13.864 casos confirmados de covid-19, sendo 1.240 óbitos.