Topo

Esse conteúdo é antigo

Após aumento de casos, BH não avançará para 3ª fase de flexibilização

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD-MG) - Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD-MG) Imagem: Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 14h42Atualizada em 19/06/2020 14h56

O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) anunciou hoje que a cidade não vai avançar para a fase 3 de flexibilização por ter registrado aumento no número de casos do novo coronavírus. Sendo assim, apenas os serviços que retornaram na fase 2 continuarão abertos.

'A notícia que todos querem de início é que nós continuaremos como estamos. Não haverá fechamento. Não haverá abertura", disse ele durante coletiva de imprensa na tarde de hoje. Kalil ainda afirmou que a possibilidade de lockdown não foi descartada e que vai depender do comportamento da população.

Belo Horizonte iniciou a fase 2 de flexibilização no dia 8 de junho, permitindo a abertura de lojas de artigos esportivos, bebidas, floriculturas, instrumentos musicais, tabacarias, entre outras.

Na capital, houve aumento não só de casos e de mortes, mas também das taxas de ocupação de leitos no sistema de saúde. Segundo dados da Prefeitura, desde o início da reabertura, a ocupação de UTIs destinadas a pacientes da covid-19 passou de 40% para 74%, enquanto a dos leitos clínicos passaram de 34% para 62%.

O estado de Minas Gerais tem visto um processo de interiorização da pandemia de covid-19 e um aumento nos números de contaminação e mortes. Nos últimos dias, o estado viu a maior quantidade de vítimas fatais registrada em 24 horas desde o início da epidemia, com 35 mortos contabilizados no boletim divulgado na quarta-feira (17) pela secretaria de Saúde estadual.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na noite de ontem, Belo Horizonte tem 3.810 casos confirmados da covid-19 e 87 mortes.