Topo

Esse conteúdo é antigo

Estados Unidos têm 20% de novos casos de coronavírus no mundo, diz NYT

Homem usa máscara com as cores da bandeira dos Estados Unidos durante pandemia do coronavírus - Alexi Rosenfeld/Getty Images
Homem usa máscara com as cores da bandeira dos Estados Unidos durante pandemia do coronavírus Imagem: Alexi Rosenfeld/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 15h55

Os Estados Unidos têm 20% dos novos casos de coronavírus no mundo, mostra hoje o jornal americano New York Times. A marca foi computada ontem, relembrando que a população do país corresponde a 4,3% da população mundial.

Novos casos de covid-19 continuaram a surgir no fim de semana em 22 estados, especialmente no Oeste e no Sul. Oklahoma e Missouri relataram seus maiores aumentos de casos em um único dia ainda no domingo, e a Flórida passou de 100 mil casos no total, de acordo com o departamento de saúde do estado.

No condado de Yakima, em Washington, onde o número de casos mais que dobrou no mês passado, a situação é terrível, diz o jornal. O governador Jay Inslee disse que o município estava em um "ponto de ruptura". Com a falta de leitos hospitalares, os pacientes estavam sendo levados para Seattle, a mais de duas horas de distância, para atendimento médico. Os hospitais de Yakima também estão relatando escassez significativa de pessoal por causa de funcionários doentes com o vírus ou que ficam em quarentena de 14 dias após serem expostos.

O chefe da Organização Mundial da Saúde alertou hoje os países a não tornarem o vírus uma questão política, principalmente porque as infecções em todo o mundo estão aumentando.

"Sabemos que a pandemia é muito mais que uma crise de saúde, é uma crise econômica, social e, em muitos países, uma crise política", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Embora ele não tenha indicado países específicos, o vírus tornou-se politicamente controverso em vários lugares, incluindo os Estados Unidos, onde a Casa Branca começou a reverter suas próprias precauções relacionadas ao vírus, e o Brasil.

Brasil pode superar EUA até julho

No fim de semana, o Brasil se tornou o segundo país a registrar mais de 50 mil mortes relacionadas ao coronavírus. Novos casos em todo o país continuam em alta, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Alguns epidemiologistas dizem que, se essa tendência continuar, o Brasil poderá ultrapassar os Estados Unidos em mortes relacionadas à covid-19 até o final de julho, afirma o NYT.

A contagem de casos e mortes no México também continua aumentando, levando as autoridades da Cidade do México a adiar os planos de reabrir shoppings e mercados ao ar livre.

Na Alemanha, elogiada por implementar rapidamente bloqueios e testes em larga escala, um recente aumento de infecções foi associado à maior fábrica de processamento de carne suína do país, que registrou mais de 1.300 casos entre trabalhadores.

Partes da África também estão se tornando pontos importantes globalmente, depois de terem sido amplamente poupadas do vírus no início deste ano. A África do Sul agora está vendo uma média de 1.000 novos casos por dia, e as mortes relacionadas ao vírus no Egito estão aumentando.