Topo

Esse conteúdo é antigo

SP não vê relação entre reabertura e aumento de casos e mortes por covid-19

Movimentação das ruas de São Paulo durante a pandemia do novo coronavírus - Cesar Conventi / Estadão Conteúdo
Movimentação das ruas de São Paulo durante a pandemia do novo coronavírus Imagem: Cesar Conventi / Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

30/07/2020 14h23Atualizada em 30/07/2020 16h24

O governo de São Paulo afirma não ver relação entre o plano de reabertura das atividades econômicas com um possível aumento do número de mortes e casos de covid-19 no estado.

Em entrevista coletiva concedida hoje no Palácio dos Bandeirantes, a secretária de desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, disse que o plano de reabertura gradual não teve impacto negativo no número de casos e mortes por covid-19. Ela afirma que o governo contratou um estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e que os primeiros resultados não atrelam o retorno das atividades à piora na pandemia.

"Ficamos muito contentes com o resultado, porque comprova que, por um lado, o plano está fazendo seu trabalho, com essa retomada gradual. Para a economia houve um resultado positivo. Houve impacto de cerca de 30% de diferença no faturamento das empresas, mas não houve impacto negativo no que diz respeito ao aumento da pandemia. Eles mensuraram isso em casos e óbitos", afirmou.

De acordo com a secretária, a pesquisa visa a entender o impacto do plano de reabertura na economia e na mobilidade das pessoas que moram no estado, além de mostrar se houve algum impacto na pandemia. Patrícia Ellen também disse que o estudo será finalizado e apresentado à imprensa nos próximos dias.

O coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, também não vê relação entre a retomada das atividades com o aumento do número de mortes.

"Quero chamar atenção é de que na Grande São Paulo, que nós temos metade da população do estado, que volta a ter maior atividade, não estamos observando aumento de óbitos, pelo contrário. Não conseguimos ver relação entre retomada de atividades e volta da transmissão do vírus", comentou.