Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Surto de covid-19 faz presídio isolar 4 pavilhões e suspender visitas

Divulgação/Conselho Penitenciário do Ceará
Imagem: Divulgação/Conselho Penitenciário do Ceará

Do UOL, em São Paulo

05/02/2021 14h38

Um surto de covid-19 entre internos fez com que as visitas à Penitenciária de Capela do Alto, no interior de SP, fossem suspensas e quatro pavilhões da unidade foram isolados.

De acordo com SAP (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo), 24 internos foram infectados entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. Nenhum funcionário teve resultado positivo nos testes de detecção do coronavírus.

O número de casos registrados em quatro dias é quase o mesmo que os notificados desde o início da pandemia na unidade. Até então, 28 detentos e cinco funcionários haviam sido diagnosticados com covid-19. Não houve óbitos.

Como medida preventiva, os pavilhões 1, 3, 4 e 7 foram isolados e as visitas suspensas temporariamente na unidade, informou a pasta.

Além disso, a SAP afirmou que distribuiu cerca de 3,4 milhões de máscaras, entre outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e produtos de higiene, tanto para limpeza das celas quanto para uso pessoal.

"Todos os custodiados foram e continuam sendo orientados sobre o uso correto de máscaras de proteção, tanto verbalmente como por meio da afixação de cartazes e distribuição de panfletos. A taxa de letalidade pela covid-19 entre os presos está em 0,3% dos casos, muito menor do que a população externa ao presídio, o que demonstra a efetividade das medidas adotadas", disse a secretaria em nota.