Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Bahia tem recorde de internações e vê esgotamento da rede privada

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

19/02/2021 21h33

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou hoje (19) que o estado alcançou o maior número de internações em UTIs (unidades de terapia intensiva) desde o início da pandemia do novo coronavírus. Atualmente, são 866 pessoas assistidas em leitos destinados para tratamento de casos graves da covid-19, o que corresponde a 78% de taxa de ocupação, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Antes disso, o recorde havia sido registrado em 2 de agosto do ano passado, com o total de 857 pacientes. Segundo o governador, a marca também indica um cenário de pré-colapso tanto no sistema público de saúde quanto na rede privada.

"Hoje alcançamos, infelizmente, a maior marca de pacientes em leitos do SUS [Sistema Único de Saúde]. Também temos o esgotamento da rede privada. A situação caminha para uma situação crítica. Estamos com 17 mil casos ativos e não descartamos outras medidas, seja de ampliação do horário de restrição de circulação como também de restrição de funcionamento de outros serviços", declarou Rui Costa, em entrevista à rádio BandNews.

"Já estamos recebendo, aqui na rede pública de saúde, pacientes que possuem plano de saúde que não estão conseguindo vaga na rede privada, ou seja, há um esgotamento também da rede privada", acrescentou.

Toque de recolher

A pressão no sistema de saúde baiano ocorre no mesmo momento em que entra em vigor um decreto de toque de recolher para tentar conter o avanço da covid-19 na capital e em outras 342 cidades baianas, com restrições entre as 22h e 5h.

Na entrevista, o governador afirmou que, caso os indicadores atuais não regridam, poderá endurecer, a partir de segunda-feira (22), as medidas adotadas até aqui. Ele, entretanto, descarta implementar um lockdown.

"As medidas serão progressivas, diárias. Hoje eu já anunciei que, ao alcançar 80% [de ocupação nas UTIs], ampliaremos o horário de restrição de circulação do toque de recolher. Nós vamos ampliar consideravelmente a cada crescimento da taxa de ocupação de leitos de UTI, e associando isso a outras restrições de funcionamento", disse o governador.

Ao todo, a Bahia soma 647.384 casos de covid-19 e 11.060 mortes em decorrência da doença.

MP-BA recomenda redirecionamento de leitos

O MP-BA (Ministério Público da Bahia) recomendou ontem que o governo estadual e a prefeitura de Salvador reativem e redirecionem leitos clínicos e de UTI (adultos e pediátricos) para a rede assistencial a pacientes da covid-19.

As informações sobre as medidas adotadas devem ser encaminhadas ao órgão num prazo de cinco dias úteis.

Segundo o MP, apesar da disseminação da pandemia, houve redução de 513 leitos clínicos e 344 leitos de UTI em todo o estado.

Na recomendação, o órgão chama atenção para a urgência de providências diante do "crescimento acelerado dos indicadores epidemiológicos, com o consequente crescimento da demanda nos próximos dias".