Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro volta a elogiar Pazuello e diz que ele deixa ministério amanhã

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 19h34

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, vai deixar o cargo amanhã. O médico Marcelo Queiroga o substituirá no comando da pasta.

"[Quero] cumprimentar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também o Pazuello, que está nos deixando amanhã, que fez um brilhante trabalho no Ministério da Saúde", afirmou o presidente em live semanal transmitida pelas redes sociais.

Bolsonaro ainda elogiou a atuação de Pazuello no Ministério da Saúde —hoje, o Brasil vive o pior momento da pandemia com colapso nos sistemas de saúde de todo o país e risco de falta de insumos para intubar pacientes.

"Deixo bem claro, quando Pazuello assumiu a Saúde tinha um problema seríssimo de gestão. Muita coisa esquisita, nada informatizado e ele teve que dar uma ordem unida. Ele fez um trabalho excepcional. Não deixou, desde o ano passado de fazer contratos para comprar vacinas", declarou o presidente.

Pazuello deixa o cargo sob pressão, depois de dez meses no comando da pasta — quatro deles interinamente. Ele assumiu em maio de 2020 após a saída de Nelson Teich, que, por sua vez, havia substituído Luiz Henrique Mandetta — ambos deixaram o cargo por divergência com Bolsonaro em relação à condução do enfrentamento da crise sanitária. Queiroga será o 4º ministro da Saúde desde o início da pandemia.