Topo

Esse conteúdo é antigo

Após ter diagnóstico de leucemia, menina de 6 anos morre de covid-19 em SC

Emanuelly Galdino Pedro, de 6 anos, vítima de covid - Reprodução
Emanuelly Galdino Pedro, de 6 anos, vítima de covid Imagem: Reprodução

Giorgio Guedin

Colaboração para o UOL, em Blumenau (SC)

27/03/2021 14h35

Uma criança de seis anos morreu vítima da covid-19 cerca de duas semanas após apresentar os primeiros sintomas da doença. Neste período, Emanuelly Galdino Pedro, que morava em Criciúma, no sul de Santa Catarina, também teve diagnóstico de leucemia.

Emanuelly começou a sentir os primeiros sintomas da covid no dia 9 de março, após a mãe e a avó serem diagnosticadas com o coronavírus.

No dia 11, a família teve a confirmação que a criança contraiu a doença. No domingo dia 14, ela teve que ser internada no Hospital Santa Catarina, em Criciúma.

No local foi feita uma bateria de exames, pois a criança apresentava manchas no corpo, olheira, abatimento e sangramento no ouvido. Então os médicos constataram que Emanuelly estava. além de covid, com leucemia e transferiram a menina para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, referência no estado para atendimento pediátrico.

"No sábado, 13 de março, eu comprei algumas coisinhas, guloseimas que crianças adoram, e ela não comeu nada. Isso me preocupou muito", disse Denise Galdino Rabello, tia da menina.

Emanuelly e a mãe, que conseguiu liberação para acompanhar a filha, ficaram em uma ala isolada da unidade hospitalar. Conforme a tia, nos primeiros dias a menina ainda estava lúcida. Contudo, por causa da covid-19, o quadro foi se agravando em poucos dias.

"Os médicos falaram que ela teve uma leucemia branda, tratável, com procedimentos de quimioterapia. Que depois do tratamento, a vida ia seguir, mas a covid tirou a chance de continuar a 'vidinha' da minha sobrinha", contou.

Denise estava ao lado de Emanuelly quando a criança morreu, na manhã da última quarta-feira (24). "Sou mãe, tenho seis filhos, netos. Isso tudo é uma experiência que jamais nenhuma tia, uma família deveria passar com uma criança. Foi uma cena, um momento muito difícil para nós. Até o fim da minha vida, jamais eu vou fechar os olhos, sem lembrar [disso]", desabafou.