Topo

Esse conteúdo é antigo

Com 120 municípios em emergência, SP compra 2 mil cilindros de oxigênio

Governo paulista quer evitar colapso do sistema de saúde em cidades menores, assim como ocorreu no início do ano em Manaus - Anahi Martinho/UOL
Governo paulista quer evitar colapso do sistema de saúde em cidades menores, assim como ocorreu no início do ano em Manaus Imagem: Anahi Martinho/UOL

Lucas Borges Teixeira, Rafael Bragança e Rai Aquino

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo

31/03/2021 13h28

O governo de São Paulo comprou 2.000 cilindros de oxigênio e 1.000 concentradores de oxigênio para abastecer 120 cidades que estão em situação emergencial no estado. Os primeiros equipamentos já serão pegos hoje para serem distribuídos.

O objetivo do estado é evitar colapso do sistema de saúde em cidades menores por falta de oxigênio, como ocorreu em Manaus, em janeiro. O Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo) já indica desde a semana passada a necessidade de ajuda com os equipamentos.

"Fizemos um mapa com o setor privado e identificamos que existem 120 municípios em situação de emergência, por isso fizemos a mobilização para disponibilizar em tempo recorde os cilindros", informou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta (31).

Segundo ela, parte do estoque foi exportada dos Estados Unidos e a iniciativa privada ajudará na distribuição dos equipamentos para os municípios.

"Há uma doação de toda a cadeia de logística, que fizeram essa iniciativa possível, porque estamos recebendo cilindros, mas eles precisam chegar na ponta para quem precisa. Isso está sendo possível porque todo o sistema doou o seu serviço", disse Ellen.

A falta de oxigênio tem sido uma preocupação em todo o país por causa da crise em Manaus no início do ano. No dia 14 de janeiro, o sistema de saúde da capital amazonense entrou em colapso por falta de oxigênio. As famílias tiveram de provindeciar novos cilindros.

Demandas dos municípios

Na semana passada, o prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), anunciou a construção de 19 pequenas miniusinas de oxigênio a serem acopladas em 18 unidades de saúde da cidade.

A secretária Patrícia Ellen confirmou que a liberação dos cilindros de oxigênio atende à demanda do Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), que havia enviado um ofício ao vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) pedindo urgência na compra de insumos para atender aos pacientes da covid-19.

"A quantidade emergencial de cilindros, nesta data, informada por 65 municípios, é de 2.302 unidades. Ressaltamos que a necessidade é crescente e outros municípios já estão informando novas quantidades. Desta forma, este Conselho solicita a aquisição de cilindros e concentradores de oxigênio a serem cedidos aos municípios, em caráter emergencial, para atendimento de pacientes com covid-19", solicitou Geraldo Reple Sobrinho, presidente do Cosems.