Topo

Rio: Feriadão tem 371 multas e 5.000 autuações por desrespeito a restrições

28.mar.2021 - Movimentação na praia de Copacabana no último domingo (28), apesar das medidas restritivas - BRUNO MARTINS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
28.mar.2021 - Movimentação na praia de Copacabana no último domingo (28), apesar das medidas restritivas Imagem: BRUNO MARTINS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

31/03/2021 15h33

A Prefeitura do Rio de Janeiro aplicou 371 multas a estabelecimentos comerciais, banhistas e vendedores ambulantes que desrespeitaram as medidas de distanciamento social em vigor desde a última sexta-feira (26), quando teve início o feriado de dez dias em vigor no estado.

Nos últimos cinco dias, foram registradas 5.098 autuações —o que engloba multas, interdições, infrações sanitárias, reboques e apreensões de mercadorias. De acordo com a Seop (Secretaria de Ordem Pública), 48 bares e restaurantes foram fechados por descumprimento do decreto que determina as restrições.

Na capital, apenas serviços essenciais estão autorizados a funcionar. Permanência em praias e atendimento presencial em bares e restaurantes estão vetados. Quem desacatar o decreto poderá sofrer multa individual (R$ 562,42), como no caso de pessoas flagradas sem máscaras ou que promovam aglomeração

Apenas ontem (30), a Seop contabilizou 764 autuações. A fiscalização conta com agentes da Seop, da Guarda Municipal, do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar.

Paes fala em relaxar restrições

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), afirmou ontem (30) que o superferiado vem dando certo no combate à disseminação do coronavírus e que pretende afrouxar algumas medidas a partir da semana que vem.

A circulação de pessoas na cidade recuou fortemente desde sexta. A circulação de veículos caiu mais de 90% na sexta e e na segunda-feira (29), segundo dados da prefeitura.

No entanto, os transportes públicos continuam cheios na cidade —problema que, segundo a prefeitura, será resolvido, mas sem data definida.

"Vacinando muito e abrindo leitos, a chance de as pessoas irem a óbito é muito menor", disse Paes. O prefeito afirmou acreditar que o feriadão vai reduzir a circulação do vírus na capital e, consequentemente, diminuir a pressão sobre o sistema de saúde.

"Quanto mais as pessoas respeitarem as regras, mais a gente poderá flexibilizar a partir de segunda-feira [5]. Os dez dias não são aleatórios. Se segurar os dez dias, você tem impacto importante olhando para frente", disse Paes.

"A gente quer flexibilizar a partir de segunda. Estamos definindo as regras e vamos aguardar um pouco mais esses dias e vamos anunciar provavelmente, se Deus quiser, essa flexibilização", acrescentou.