Topo

Esse conteúdo é antigo

RS tem queda de internações por covid, mas mantém mortes em alta

Paciente intubado no Hospital da Restinga, na zona sul de Porto Alegre, por covid-19 - Evandro Leal/Estadão Conteúdo
Paciente intubado no Hospital da Restinga, na zona sul de Porto Alegre, por covid-19 Imagem: Evandro Leal/Estadão Conteúdo

Lucas Azevedo

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

02/04/2021 22h00

Apesar de uma discreta redução no número de internações decorrentes da covid-19, o Rio Grande do Sul mantém, pela sexta semana consecutiva, alerta de altíssima pressão sobre o sistema hospitalar. Dessa maneira, todas as regiões do RS estão em bandeira preta, dentro do sistema de Distanciamento Controlado do Estado.

A mais recente análise dos indicadores estabelecidos pelo Gabinete de Crise mostrou que houve redução de 20% no número de casos confirmados de covid-19 em leitos clínicos, além de queda de 40% no número de internados pela doença em leitos de UTI.

Contudo, na última semana, foi registrado um aumento significativo no número de mortes, com um crescimento de 16%. De 1.824 óbitos registrados na semana entre os dias 18 e 25 de março, o estado saltou para 2.124 entre 25 de março e 1º de abril. É o maior registro em uma semana desde o começo da pandemia.

A ocupação de leitos de UTI próxima a 100% indica uma forte pressão sobre o sistema hospitalar. Isso significa que a operação segue acima da capacidade indicada em algumas regiões do estado. Ou seja, quem precisar de atendimento ainda encontrará uma rede hospitalar lotada, avalia o governo do RS.

Dessa maneira, o governo do estado prorrogou até 9 de abril a suspensão de atividades não essenciais das 20h às 5h. Aos finais de semana e feriados, segue a determinação da restrição de atividades presenciais durante todo o dia. As exceções são os serviços essenciais, como farmácias, supermercados e comércio de materiais de construção.

Por conta da pressão de setores da economia local, está liberada, neste sábado de Páscoa, a abertura de atividades não essenciais, como comércio e restaurantes, mas com as mesmas restrições de horário dos dias úteis.

As atividades não essenciais podem funcionar neste sábado (3) com os mesmos horários dos dias úteis. Portanto, o comércio em geral, academias, salões de beleza e outros serviços só podem operar entre 5h e 20h.

Para restaurantes, bares e lanchonetes, o horário limite para atender clientes de forma presencial é 18h e o atendimento pode ser feito nas modalidades de take away (pegue e leve) e drive-thru entre as 5h e 20h em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Após esse horário, somente tele-entrega.

Para os supermercados, o limite de funcionamento é 22h em qualquer dia da semana. Todos os serviços podem operar em modo delivery. As atividades essenciais, como farmácias, clínicas médicas, postos de combustíveis, entre outros, não têm restrição de horário.

Números da última semana (de 25/03 a 01/04)

  • número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com covid-19 reduziu 5% entre as duas últimas semanas (de 2.796 para 2.650);
  • número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) reduziu 4% no estado entre as duas últimas quintas-feiras (de 2.735 para 2.628);
  • número de internados em leitos clínicos com covid-19 no RS reduziu 20% entre as duas últimas quintas-feiras (de 4.706 para 3.743);
  • número de internados em leitos de UTI com covid-19 no RS reduziu 4% entre as duas últimas quintas-feiras (de 2.585 para 2.489);
  • número de registros de óbito por covid-19 aumentou 16% entre as duas últimas quintas-feiras (de 1.824 para 2.124).