Topo

Esse conteúdo é antigo

Em reunião com Queiroga, governadores oferecem Sputnik V ao governo federal

Governadores se reúnem com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - Andre Oliveira/Divulgação
Governadores se reúnem com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Imagem: Andre Oliveira/Divulgação

Lucas Valença

Colaboração para o UOL, em Brasília

20/04/2021 18h19

Ao chegar para o encontro com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias (PT/PI), afirmou que a reunião servirá para finalizar uma minuta de um convênio entre o governo federal e os estados do Norte e Nordeste para a aquisição da vacina russa.

"Compramos a vacina Sputnik V e a colocamos à disposição do PNI (Plano Nacional de Imunização). Mas para que isso tenha eficácia, será necessário a celebração desse convênio. Estamos hoje aqui para receber uma resposta", explicou.

Sobre o prazo de 30 dias concedido pelo ministro Ricardo Lewandowski do STF (Supremo Tribunal Federal) à Anvisa para a avaliação do imunizante, o governador do Piauí afirmou que a decisão "não está sendo cumprida".

"Eu espero que a gente tenha a autorização por parte da Anvisa, de preferência esta semana. Falta vacina no Brasil e não é razoável termos vacinas prontas e perdermos a chance de recebimento do primeiro lote, que já deve ser entregue agora em abril", argumentou.

Os gestores das duas regiões brasileiras chegaram a comprar um total de 66 milhões de doses do imunizante russo.

Os demais governadores participam do encontro de forma virtual.

Acordo de Paris

Mais cedo, os governadores tiveram uma reunião virtual com o embaixador norte-americano, Todd Chapman. Eles entregaram duas cartas, que devem ser entregues ao presidente dos EUA (Estados Unidos da América), Joe Biden.

Nos documentos, os gestores reafirmam o compromisso dos governadores brasileiros com o Acordo de Paris, responsável por estabelecer regras mínimas para a preservação do meio ambiente.

"Nós, governadores do Nordeste, reafirmamos nosso compromisso de adotar estratégias integradas e, por meio de soluções conjuntas, buscar alternativas de financiamento e parcerias a fim de efetivamente avançar com relação à biodiversidade e ao clima", diz o manifesto elaborado pelo Consórcio Nordeste.