Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil chega a 27,1 milhões de vacinados contra covid, 12,83% da população

Brasil já vacinou mais de 27,1 milhões de pessoas com pelo menos uma dose de imunizante contra covid-19 - José Manoel Idalgo/Corinthians
Brasil já vacinou mais de 27,1 milhões de pessoas com pelo menos uma dose de imunizante contra covid-19 Imagem: José Manoel Idalgo/Corinthians

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2021 20h07

O Brasil chegou à marca de 27,1 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta terça-feira (20). Até agora, 27.173.331 pessoas receberam ao menos uma dose de imunizante contra a doença, o correspondente a 12,83% da população do país. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

De ontem para hoje, 518.872 brasileiros receberam a primeira dose da vacina. No mesmo período, a segunda dose foi aplicada em outras 587.049.

No total, 10.718.372 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, seguindo a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a somente 5,06% da população nacional.

O Rio Grande do Sul permanece como o estado que, proporcionalmente, mais aplicou a primeira dose em sua população: 17,43% dos habitantes locais.

O estado de São Paulo continua à frente, em termos percentuais, entre aqueles que mais vacinaram com a segunda dose: 7,27% de sua população.

Saúde negocia compra de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer

O Ministério da Saúde negocia a compra de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer, produzida em parceria com a BioNtec, contra a covid-19. A informação foi confirmada pela pasta à reportagem do UOL.

Nas redes sociais, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que a negociação do novo lote começou há cerca de 20 dias e que "a pasta busca dar celeridade ao processo".

Em março, o então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, já havia anunciado acordo para aquisição de 100 milhões de doses da farmacêutica americana. As primeiras doses do imunizante devem chegar ao Brasil no dia 29 deste mês.

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão da fabricante é que a primeira remessa de imunizantes será de 1 milhão de doses. Ela faz parte do quantitativo de dois milhões de doses que o governo federal obteve a antecipação.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!