Topo

Esse conteúdo é antigo

Pará flexibiliza medidas de restrição em cinco regiões do estado

Helder Barbalho publicou o decreto hoje com a mudança de fase de cinco regiões hoje - Alan Santos/PR
Helder Barbalho publicou o decreto hoje com a mudança de fase de cinco regiões hoje Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

23/04/2021 12h03Atualizada em 23/04/2021 12h03

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou a flexibilização nas medidas de restrição para controle da covid-19 em cinco regiões do estado.

Agora, as regiões Metropolitana 1 e 2, Nordeste, Marajó Oriental e Baixo Tocantins deixam a cor vermelha da classificação local e passam à bandeira laranja, considerada de controle 1. Já as regiões do Marajó Ocidental, do Xingu, de Carajás e do Araguaia seguem na fase vermelha, considerada de alerta máximo.

A bandeira laranja permite o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e bares com lotação máxima de 50% da capacidade nos ambientes. A venda de bebidas alcoólicas é liberada das 6h às 0h.

Academias de ginástica, clínicas de estética, salões de beleza e barbearias estão liberadas a funcionar sem a necessidade de agendamento individual. Também fica permitido o funcionamento de clubes recreativos e a abertura de praias e balneários sem limite de dias e horários.

Já a apresentação de músicos ou artistas não pode ter número superior a seis pessoas. Por outro lado, segue proibido o funcionamento de boates, casas noturnas, casas de show, assim como a realização de shows e festas abertas ao público.

"Reforçamos mais uma vez que todos os protocolos de prevenção contra a doença seguem obrigatórios. A pandemia não acabou, estamos iniciando a flexibilização de medidas nestas regiões, mas seguimos avaliando diariamente o cenário epidemiológico do Estado", disse o procurador-geral do Pará, Ricardo Sefer.