Topo

Esse conteúdo é antigo

AM: Manaus anuncia suspensão de primeira dose de vacina por falta de insumo

                                 Vacina, vacinação,seringa, covid 19                              -                                 CHROMORANGE / Matthias Stolt/Direitos reservados
Vacina, vacinação,seringa, covid 19 Imagem: CHROMORANGE / Matthias Stolt/Direitos reservados

Do UOL, em São Paulo

28/04/2021 19h18

A Prefeitura de Manaus (AM) anunciou a suspensão temporária da aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 por falta de insumo. A medida, que teria sido recomendada pelo Ministério da Saúde, começou a valer nesta quarta-feira (28).

"A explicação do Ministério da Saúde é o atraso no envio da matéria-prima da fabricação da vacina. Nós temos aqui todas as doses de segunda dose resguardadas para aquelas pessoas que já tomaram a primeira dose, até que o sistema se restabeleça", disse Shádia Fraxe, secretária municipal de Saúde, durante coletiva de imprensa.

"Então, por precaução, para garantir que esse esquema vacinal seja completo, nós decidimos através da orientação do Ministério da Saúde de suspender por esse prazo [de dez dias]", completou.

O UOL procurou o Ministério da Saúde, e aguarda retorno.

Manaus foi uma das cidades brasileiras mais atingidas pela crise sanitária provocada pela explosão no número de casos e mortes em decorrência da covid-19.

A vacinação no Amazonas chegou a ser suspensa no dia 21 de janeiro, por recomendação de órgãos de controle, após denúncias de favorecimento — duas médicas, filhas de um empresário do ramo da educação, foram nomeadas para trabalhar no setor administrativo de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Manaus e acabaram imunizadas, configurando um possível caso de 'fura-fila'. A vacinação foi retomada dois dias depois.