Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes diz que recorde de casos no RJ foi gerado por atraso nos registros

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, orientou que a população se vacine independente da "ideologia política" - Reprodução/Youtube
Prefeito do Rio, Eduardo Paes, orientou que a população se vacine independente da 'ideologia política' Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

07/05/2021 08h41Atualizada em 07/05/2021 12h49

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) afirmou que o recorde de casos da covid-19 registrados ontem na cidade foi gerado por um atraso de digitação. As declarações foram feitas na manhã de hoje, durante a coletiva de imprensa que apresentou o 18º boletim epidemiológico da cidade.

Não houve de fato, na prática, um recorde de casos ontem. O que houve é um atraso no nosso processo de digitação e de investigação de casos que foi atualizado ontem. A gente vai se esforçar para melhorar esse processo de digitação
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro

Ontem, todo o estado do Rio atingiu um recorde de novos casos, com 9.185 novas infecções e 333 mortes em 24 horas.

Paes informou que a cidade vive um tempo melhor, com queda no número de casos, porque "uma parte dos cariocas colaborou" com as medidas de restrição que foram adotadas na cidade para conter o avanço da pandemia da covid-19.

Durante a coletiva, a administração municipal apresentou o calendário de vacinação na cidade, que segue com os grupos prioritários de pessoas com comorbidades. A partir da próxima segunda-feira (10), mulheres de 49 anos serão vacinadas. Os homens serão vacinados na terça-feira (11).

Mulheres com 48 anos se vacinarão na quarta-feira (12), enquanto os homens da mesma idade serão vacinados na quinta-feira (13). A sexta (14) e o sábado (15) serão os dias para vacinar pessoas com 47 anos, com mulheres no primeiro dia e homens no segundo.

O gestor municipal reforçou o pedido para que os cariocas se imunizem independente de posicionamento político para evitar que o vírus continue se proliferando.

Mande a sua visão ideológica e política para 'aquele lugar' e trate de se vacinar, porque essa porcaria desse vírus não tem ideologia e nem vota. Na hora da urna, você faz o que você quiser, vota em quem você quiser, mas toma a vacina para não morrer e para não transmitir para os outros
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro

Permanência nas praias e fim de horário restritivo

O município autorizou a permanência de pessoas e o comércio nas areias das praias em todos os dias, inclusive nos finais de semana. Ficou suspenso, ainda, o toque de recolher nas ruas da capital do Rio de Janeiro, das 23h às 5h. As novas medidas seguem em vigor até o dia 20 de maio.

Desde o início de março as medidas de restrição estavam em vigor para conter o avanço do número de casos de pacientes com coronavírus. A última orientação perdeu a validade com o decreto publicado hoje pela administração municipal.

A restrição para o atendimento presencial em comércios e serviços também muda. Bares e restaurantes poderão ter apresentações de música ao vivo até as 23h. O atendimento ao público em locais fechados só pode atingir até 40% da capacidade de lotação. Em locais abertos, o percentual sobe para 60%.