SP diz que vai vacinar todos os adultos até 31 de outubro; veja as datas
Mesmo sem ter vacinas contra covid-19 estocadas, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que pretende imunizar toda a população adulta do estado até 31 de outubro. O planejamento da equipe tucana leva em consideração o calendário de distribuição do Ministério da Saúde —que já sofreu atrasos.
A intenção, segundo Doria, é garantir a primeira dose para 35 milhões de pessoas dentro deste prazo. Até agora, a vacinação está prevista para os maiores de 18 anos, mas não está descartada a ampliação da faixa etária para adicionar pessoas a partir dos 16 anos.
Nós, com o PNI [Plano Nacional de Imunização], poderemos incluir uma faixa etária de 16 anos. Mas, no momento, todas as vacinas do território [nacional] estão preconizadas para pessoas acima de 18 anos. Se houver mudanças, as traremos oportunamente
Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização)
Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Doria afirmou que novas remessas de seringas e agulhas foram compradas.
E que mais um lote de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) —matéria-prima para produção da CoronaVac— será enviado da China para o Brasil, com previsão de chegada para o dia 28 deste mês. Segundo o governador, 6 mil litros de insumo foram liberados, o suficiente para a produção de 10 milhões de doses.
Veja o calendário de vacinação divulgado pelo governo hoje, por idade:
- 55 a 59 anos: 1º a 20 de julho
- 50 a 54 anos: 2 a 16 de agosto
- 45 a 49 anos: 17 a 31 de agosto
- 40 a 44 anos: 1º a 10 de setembro
- 35 a 39 anos: 11 a 20 de setembro
- 30 a 34 anos: 21 a 30 de setembro
- 25 a 29 anos: 1 a 10 de outubro
- 18 a 24 anos: 11 a 31 de outubro
- Profissionais da educação (18 a 44 anos): 21 a 31 de julho
Nova etapa de vacinação
A imunização de pessoas com comorbidade e deficiência permanente que tenham entre 30 e 39 anos começou hoje. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o grupo é formado por 1,2 milhão de pessoas.
A imunização de profissionais da educação básica de 45 e 46 anos será antecipada para a próxima quarta-feira (9). Os professores do ensino superior não estão incluídos. A secretária Patrícia Ellen alega que o perfil dos professores dos dois níveis é diferente.
De acordo com ela, o governo trabalha em um "protocolo de testagem rápida" para os trabalhadores de educação básica e da superior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.