Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes confirma sequência da vacinação no RJ nesta segunda

Prefeito do Rio, Eduardo Paes: vacinação confirmada - André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo
Prefeito do Rio, Eduardo Paes: vacinação confirmada Imagem: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

08/08/2021 14h27

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou, no início da tarde deste domingo (8) em suas redes sociais, que o calendário de vacinação de primeira dose contra a covid seguirá nesta segunda:

"Obrigado, ministro Marcelo Queiroga. Acabei de saber que a vacina está embarcando em São Paulo e vindo para o Rio! Nosso calendário (está) garantido essa semana! 'Bora' vacinar! Galera de 26 prepara o braço para amanhã. Estamos na reta final."

A assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Saúde informou que a nova remessa de vacinas está prevista para chegar até 21h deste domingo, na Central Estadual de Abastecimento, em Niterói. De lá, seguirá para a aplicação nas unidades da capital.

A pasta não confirmou se haverá algum atraso no início do horário da vacinação. Neste sábado, como as doses haviam chegado muito tarde no dia anterior, para completar a logística de distribuição, a prefeitura começou a aplicação apenas às 10h. Houve longas filas em alguns postos.

Caso não haja nenhuma modificação, a maioria dos postos abrirá entre 8h e 17h. Nesta semana, o calendário começa com as pessoas de 26 anos na segunda e vai até as de 21, no próximo sábado. A prefeitura espera imunizar todas as pessoas acima de 18 anos até o dia 18 de agosto.

Neste sábado, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, havia ventilado a possibilidade de interrupção do calendário caso não houvesse o envio de doses pelo Ministério da Saúde. Ele e o prefeito Eduardo Paes vinham pressionando a pasta a distribuir as vacinas em estoque.

Também neste sábado, o ministro Marcelo Queiroga afirmou no Twitter que o Estado do Rio receberá 5% a mais de doses do que o previsto, para ajudar a conter a variante Delta.

Queiroga marcou inicialmente o prefeito Eduardo Paes, mas acrescentou mais uma postagem horas depois dizendo que o pleito era do governador Cláudio Castro, ratificado pelo Fórum dos Governadores. Castro é aliado político do presidente Jair Bolsonaro.