Cinco pessoas roubam comprovantes de vacinação após recusarem vacina no Rio
Treze pessoas tentaram e cinco conseguiram roubar o comprovante de vacinação mesmo depois de recusarem a vacina contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 27 de agosto, a Prefeitura do Rio publicou decretos obrigando a apresentação de comprovante de vacinação para acesso a uma série de estabelecimentos, como academias de ginástica, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, convenções, conferências, entre outros.
Ao UOL, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou as tentativas e os roubos, já registrados em boletim de ocorrência.
Foram contabilizados cinco casos em que o roubo do comprovante de vacinação se consumou, além de pelo menos oito tentativas frustradas pelos profissionais de saúde, que conseguiram recuperar os documentos."
Secretaria Municipal de Saúde, do Rio
Ontem (18) uma mulher de 41 anos apresentou os documentos, recebeu o cartão de vacinação, mas recusou a vacina no momento da aplicação. Mesmo assim, ela não quis devolver o comprovante emitido e agrediu uma técnica de enfermagem.
"Em todos os BOs foram fornecidos à autoridade policial os nomes e CPFs dos acusados", afirmou a pasta, que guardou o sigilo dos nomes.
Dos cinco casos consumados, três foram em Bangu, um na Barra da Tijuca e outro em Marechal Hermes.
"Quem subtrai e usa documentos de vacinação adulterados comete crime e está sujeito às penalidades legais", diz a pasta.
Mesmo que o roubo não tenha sido concretizado, o ato de tentar deixar a unidade de saúde com o comprovante de vacinação, mas sem se vacinar, está sujeito a multa de R$ 1.000 estipulada em lei aprovada na semana passada pela Câmara Municipal da cidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.