Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança é vacinada por engano contra covid-19 em Jundiaí

O ocorrido está sendo investigado por um processo administrativo e a funcionária responsável pela aplicação está afastada - Getty Images
O ocorrido está sendo investigado por um processo administrativo e a funcionária responsável pela aplicação está afastada Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em Brasília

09/11/2021 14h12

Uma criança de Jundiaí, no interior de São Paulo, recebeu por engano uma vacina contra a covid-19. A informação foi confirmada pela prefeitura do município, que adicionou que o erro foi comunicado imediatamente à família e a criança está sendo monitorada.

Um processo administrativo foi aberto para investigar o ocorrido e a funcionária que aplicou a vacina errada foi afastada do cargo até o fim da apuração, de acordo com a prefeitura em nota ao UOL. Segundo o jornal O Tempo, a criança é um bebê de 5 meses e recebeu uma dose da Pfizer contra o coronavírus, em vez de outro imunizante do calendário compatível com a idade.

"A criança está em acompanhamento em hospital particular, por decisão da família", disse a Prefeitura de Jundiaí. "A UGPS (Unidade de Gestão de Promoção da Saúde) lamenta a ocorrência e reitera a colocação de toda a estrutura disponível no município para o acompanhamento do caso", completou.

Imunização contra covid para crianças

No Brasil, a vacinação contra a covid-19 é autorizada não só para o público adulto, mas também para pessoas de 12 a 17 anos, desde que nelas seja usada a Pfizer, única vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para adolescentes.

Segundo um levantamento da agência Reuters, apenas 9 países do mundo estão vacinando crianças antes dos 12 anos: Bahrein, Chile, China, Cuba, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Equador e Indonésia.

A indicação de usar exclusivamente a Pfizer para o público mais novo, como ocorre no Brasil, não é regra e essas nações estão aplicando também imunizantes da Sinovac, Sinopharm e Soberana 02 em crianças e adolescentes.