Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa pede novos dados ao Butantan para avaliar Coronavac para crianças

Coronavac em crianças segue em análise pela Anvisa, que solicitou novos documentos ao Butantan - FERNANDO SILVA /ESTADÃO CONTEÚDO
Coronavac em crianças segue em análise pela Anvisa, que solicitou novos documentos ao Butantan Imagem: FERNANDO SILVA /ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL*, em São Paulo

21/12/2021 21h54

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai pedir novos dados ao Instituto Butantan para avaliar a autorização do uso da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. O anúncio foi feito hoje após reunião entre a agência, especialistas de áreas como pediatria e imunologia e representantes do Butantan.

De acordo com a Anvisa, a equipe de técnicos avaliou que há "lacunas importantes nos dados apresentados pelo Butantan" que ainda impedem a comprovação científica do grau de imunidade da Coronavac gerado nas crianças e adolescentes.

"Com isso, a Anvisa vai encaminhar ao Instituto uma série de questionamentos sobre dados que ainda não estão presentes no processo e que impedem a conclusão da análise pela Agência", diz o órgão, em nota.

Os técnicos também apontaram que houve poucas mudanças em relação aos dados apresentados pelo Butantan entre o pedido de julho de 2021, que foi indeferido, e o mais recente. A Coronavac já tem autorização para uso emergencial no país desde janeiro para a aplicação em pessoas com 18 anos ou mais.

Após a declaração da Anvisa, o Instituto Butantan agradeceu às associações médicas que participaram da reunião e disse que apresentou "dados robustos" para a aprovação do uso do imunizante em crianças.

Vacinação de crianças não tem data para começar

Na semana passada, a Anvisa aprovou a vacina contra a covid-19 da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. Serão duas doses com três semanas de intervalo entre elas. Até então, a vacina estava apenas autorizada para maiores de 12 anos.

A decisão da agência contrariou o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A pasta informou que decidirá sobre a vacinação de crianças somente em audiência pública no dia 4 de janeiro de 2022. A decisão final, segundo Queiroga, será divulgada no dia seguinte, em 5 de janeiro.

Desde a autorização do uso do imunizante em crianças, servidores e diretores da Anvisa relataram ameaças e temor de represálias. Após o anúncio da liberação, na última quinta-feira (16), Bolsonaro defendeu a divulgação dos nomes dos profissionais envolvidos na aprovação — que já são de domínio público.

(*Com informações de Reuters)