Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil liderará vacinação infantil, diz Queiroga; Bolsonaro é contra

Primeiras doses da vacina pediátrica contra covid-19 devem chegar nesta quinta-feira (13) - Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo
Primeiras doses da vacina pediátrica contra covid-19 devem chegar nesta quinta-feira (13) Imagem: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 09h12Atualizada em 11/01/2022 18h00

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta manhã que o Brasil irá liderar a vacinação infantil contra covid-19 no mundo assim que os imunizantes chegarem ao país.

"Com a capacidade do nosso sistema de saúde, vamos liderar o ranking de vacinação [infantil] como estamos liderando o ranking de maneira geral", disse a jornalistas.

Em dezembro, o ministro desencorajou a vacinação desse público, dizendo que o patamar de mortes na faixa etária dos 5 aos 11 anos não implicava em decisões emergenciais. A pasta também propôs, inicialmente, a exigência de prescrição médica para crianças receberem a imunização, mas recuou posteriormente.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é crítico frequente da vacinação infantil. Ontem, ele disse em entrevista à rádio Sarandi, do Rio Grande do Sul, que "óbito é quase zero" nessa faixa etária. De acordo com dados da Saúde, há mais de 300 mortos pela doença entre os 5 e 11 anos.

Queiroga também citou a situação em outros países, como Israel e Canadá, e disse que a imunização de crianças nesses locais ainda é muito pequena. Ambos os países começaram a imunização em novembro de 2021. No Canadá, 45,6% das crianças já receberam ao menos uma dose.

O Ministério da Saúde espera receber o primeiro lote das vacinas pediátricas nesta quinta (13) e iniciar a aplicação no dia seguinte, na sexta-feira (14). A estimativa é que 4,3 milhões de doses voltadas para esse público cheguem ao país até o final do mês.

Coronavac

O ministro voltou a dizer que a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, pode ser considerada para a imunização infantil, caso seja aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

"Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa podem ser consideradas para o plano de operacionalização da vacinação contra a covid-19", disse. "Se a Anvisa aprovar, o ministério vai ver as condições de aprovação e liberar o imunizante para a população brasileira".