Topo

Esse conteúdo é antigo

Uso de máscaras em ambientes abertos volta a ser obrigatório no DF

Pessoas sem máscaras serão proibidas de entrar e permanecer em ambientes públicos - iStock
Pessoas sem máscaras serão proibidas de entrar e permanecer em ambientes públicos Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

19/01/2022 17h11

O Distrito Federal voltou a exigir o uso de máscaras faciais em ambientes abertos, como forma de conter o avanço de casos de covid-19. A regra vale para todos os espaços públicos, incluindo ruas, clubes e parques.

Em novembro do ano passado, o governo havia flexibilizado as regras para o uso da proteção contra a doença. À época, o DF manteve a obrigatoriedade no transporte público e em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços - o que foi mantido agora.

O novo decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF desta quarta-feira (19), e foi assinado pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante). O texto diz que pessoas sem máscara devem ser proibidas de entrar e permanecer nos espaços elencados pelo governo. Há, porém, exceção para atletas em jogo e arbitragem, além de vocalistas e instrumentalistas de sopro durante apresentações ao vivo.

Além disso, está proibido o uso de espaços para dança em bares, restaurantes, boates e casas noturnas, seja em eventos pagos ou gratuitos. No início do mês, o governo do DF já havia suspendido a realização de shows e festas de Carnaval, e agora anunciou também o fim antecipado do evento "Brasília Iluminada", montado entre a Esplanada dos Ministérios e o Eixo Monumental, que será desmontado amanhã.