Topo

Esse conteúdo é antigo

Queiroga diz que vê estabilização de casos da ômicron, com sinal de queda

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz ver tendência de queda no número de novos casos da covid-19 - Mateus Bonomi/Reuters
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz ver tendência de queda no número de novos casos da covid-19 Imagem: Mateus Bonomi/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 11h36Atualizada em 16/02/2022 13h40

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou hoje ver uma estabilização no número de novos casos de infecção pela variante ômicron do novo coronavírus, com tendência de queda.

"Assistimos a uma estabilização no número de casos da variante ômicron, com tendência de queda. A média móvel de óbitos ainda é em torno de 800 casos por dia, não queremos essa média móvel, mas se lembrarmos da variante gama, houve dias com mais de 3.000 casos de média móvel. Sem dúvida, avançamos muito", disse durante evento da pasta.

Queiroga também ressaltou que não houve colapso no sistema de saúde nessa nova onda da doença, o que ele atribuiu ao fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Até ontem, 71,2% da população brasileira completou a vacinação contra a covid-19.

Casos desaceleram, mas média de mortes segue acima de 800

De acordo com dados do consórcio de imprensa do qual o UOL faz parte, o número de novos casos confirmados de covid-19 vem desacelerando no último mês e apresentou tendência de queda nos últimos seis dias.

Entretanto, o número de mortes vem subindo e a média móvel está acima de 800 por oito dias consecutivos. A tendência é de aceleração, com dezoito estados e o Distrito Federal com tendência de alta, sete estáveis e apenas um em queda, o Amazonas.

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 639.822 mortes pelo coronavírus.