Topo

Britânico suspeito de ter ebola morre na Macedônia

Policiais guardam a entrada de um hotel que está sob quarentena em Skopje, na Macedônia. Um dos hóspedes do estabelecimento era o britânico que morreu com sintomas de ebola - Ognen Teofilovski/Reuters
Policiais guardam a entrada de um hotel que está sob quarentena em Skopje, na Macedônia. Um dos hóspedes do estabelecimento era o britânico que morreu com sintomas de ebola Imagem: Ognen Teofilovski/Reuters

Kole Casule

Em Skopje

09/10/2014 14h50

Um britânico suspeito de ter contraído o vírus ebola morreu na Macedônia, afirmou uma autoridade de alto-escalão do governo da Macedônia nesta quinta-feira (9).

Um segundo britânico demonstrou sintomas de contaminação pelo vírus, disse a autoridade, que falou sob a condição de anonimato, à Reuters.

O britânico teria chegado à capital Skopje vindo do Reino Unido no dia 2 de outubro. Ele foi levado às pressas para o hospital às 15h (hora local), onde morreu horas depois.
 
Segundo Jovanka Kostovska, da Comissão para Doenças Infectocontagiosas do Ministério da Saúde, o homem que não foi identificado ainda tinha sintomas de febre, vômito e sangramento interno -- e sua condição física deteriorou-se rapidamente.
 

"Estes são todos sintomas de ebola, o que levantou nossas suspeitas em relação ao paciente", afirmou Kostovska a jornalistas. Ela acrescentou que amostras de sangue e fluídos foram enviados para testes na Alemanha a fim de confirmar a causa da morte.

Um representante do Ministério da Saúde da Macedônia informou que os ocupantes do hotel em Skopje, no qual o britânico estava hospedado, foram colocados em quarentena dentro do estabelecimento, após sua morte.

O governo do Reino Unido havia anunciado mais cedo que "aumentará os controles" em aeroportos e no terminal do trem do canal da Mancha para detectar possíveis casos de ebola em passageiros procedentes de Libéria, Serra Leoa e Guiné.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reiterou nesta quinta-feira que não recomenda nenhuma restrição de viagem aos países com casos de ebola, exceto quando se trate de pessoas que foram confirmadas ou são suspeitas de estarem infectadas com o vírus.
 
A OMS também desaconselha as viagens de pessoas que tiveram contato com doentes de ebola.
 
"Os casos [de ebola] estão crescendo exponencialmente", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon nesta quinta-feira. "Nós precisamos de uma resposta vinte vezes maior", disse.