Carro-bomba é desativado perto da sede da cúpula do G8 na Irlanda do Norte
LONDRES, 23 Mar 2013 (AFP) - As forças de segurança da Irlanda do Norte desativaram um carro-bomba neste sábado, perto do local em que os líderes mundiais do G8 se reunirão no próximo mês de junho.
Os especialistas em bomba do exército desativaram o "artefato ativo" perto de Enniskillen, no condado de Fermanagh, informou a polícia.
Segundo a fonte, o artefato tinha como alvo uma delegacia local.
O local se encontra a 19 km do hotel de cinco estrelas Lough Erne, onde em 17 e 18 de junho se reunirão os dirigentes dos oito países mais ricos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia).
Reino Unido ocupa atualmente a presidência rotativa do G8 e a decisão de organizar a próxima cúpula na Irlanda do Norte foi vista como um importante gesto em relação à província depois de décadas de violência sectária.
Até o momento, ninguém reivindicou o atentado, mas vários ataques recentes foram atribuídos a dissidentes republicanos que queriam que a província formasse parte da República da Irlanda.
Um acordo de paz assinado em 1998 pôs fim a três décadas de violência entre protestantes e católicos que deixaram 3.500 pessoas mortas.