Putin em Bruxelas para reunião reduzida sobre a Ucrânia

BRUXELAS, 28 Jan 2014 (AFP) - Os líderes da União Europeia e da Rússia se reúnem nesta terça-feira em Bruxelas em um encontro reduzido ao mínimo pelas divergências entre as partes a respeito da Ucrânia e o futuro do leste da Europa.

O presidente russo, Vladimir Putin, se reunirá com os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão, José Manuel Durão Barroso, em um encontro no qual os europeus pretendem "esclarecer" e "colocar as coisas em ordem" nas relações com a Rússia.

A reunião, a 32ª entre as duas partes, foi reduzida ao mínimo. Os presidentes se reunirão por três horas frente a frente, sem encontros bilaterais entre Putin e os dirigentes das instituições europeias.

Este formato foi decidido pela UE para "abordar o essencial" com a Rússia.

A Ucrânia será um dos temas da agenda. Tanto a UE como a Rússia "têm um interesse comum no qual a situação se tranquilize" em Kiev, afirmou na segunda-feira uma fonte europeia.

A crise começou quando o presidente ucraniano Viktor Yanukovich decidiu não assinar um acordo de associação com a UE, em favor da união alfandegária proposta por Moscou, o que provocou as manifestações pró-europeias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos