Começa nos EUA julgamento por terrorismo de genro de Bin Laden
O julgamento por terrorismo do genro de Osama bin Laden e ex-porta-voz da Al-Qaeda, Suleiman Abu Ghaith, começou em Nova York nesta segunda-feira em meio a condições extremas de segurança em torno do Palácio da justiça de Manhattan.
Suleiman Abu Ghaith é acusado de conspiração para assassinar cidadãos norte-americanos e apoiar organizações terroristas imediatamente depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, nos quais morreram cerca de 3.000 pessoas.
O suspeito, de 48 anos e originário do Kuwait, pode ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado. Supõe-se é um dos mais altos membros da Al-Qaeda a enfrentar a justiça dos Estados Unidos.
Abu Ghaith foi conhecido por aparecer junto a Bin Laden e ao atual líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em vídeos de propaganda da organização integrista islâmica em setembro de 2001.
Casado com Fátima, filha de Osama bin Laden, Abu Ghaith é acusado pelos promotores norte-americanos de trabalhar para a Al-Qaeda até 2002, quando fugiu para o Irã desde o Afeganistão, depois da invasão norte-americana a este país.
A promotoria o acusa também de cumplicidade na tentativa de derrubar um avião que ligava Paris e Miami, em dezembro de 2001, mas a defesa sustenta que não existem provas a respeito.
O acusado se declara inocente das três acusações.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Quem é o grupo que invadiu cidade da Síria e se opõe a Bashar al Assad
- Governo dos EUA diz que mapeou no Brasil rede de apoiadores da Al Qaeda
- EUA confirmam que mataram líder da Al Qaeda na Síria
- Al-Qaeda parabeniza Talibã por 'vitória' e incita apoiadores
- Al Qaeda volta a ameaçar França com atentados; Macron é citado em vídeo
- Al Qaeda ameaça Macron e pede morte a "todos que insultarem Maomé"