Putin disposto a assinar acordo de anexação da Crimeia à Rússia

MOSCOU, 18 Mar 2014 (AFP) - O presidente russo Vladimir Putin afirmou que está formalmente disposto a ratificar um acordo que prevê a incorporação à Rússia da Crimeia, uma península do sul da Ucrânia, em um comunicado publicado nesta terça-feira no site do Kremlin.

No documento, o chefe de Estado pede aos poderes públicos russos (governo e Parlamento) que aprovem o acordo e considera "oportuno" ratificá-lo.

Na segunda-feira, Putin assinou um decreto que reconhece a independência desta república de língua russa do sul da Ucrânia, abrindo o caminho para anexação à Federação Russa.

Em termos gerais do direito internacional, o reconhecimento da Crimeia como um Estado independente é uma etapa necessária para a integração, algo que deve ser objeto de um acordo entre dois Estados independentes.

Nesta terça-feira às 11H00 GMT (8H00 de Brasília), Putin pronunciará um discurso no Parlamento. Na segunda-feira à noite ele reconheceu a independência da Crimeia, uma medida que foi considerada o primeiro passo antes da incorporação à Rússia.

"O presidente estabelecerá sua posição a respeito do pedido da Crimeia de virar uma parte da Rússia, em conformidade com o resultado do referendo", afirmou Serguei Naryshkin, presidente da Duma, a câmara baixa do Parlamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos