Novo homem forte de Burkina Faso se reúne com oposição

De Uagadugu

Lideranças da oposição de Burkina Fasso se reuniram, neste domingo (2), com o tenente-coronel Isaac Zida, designado pelo Exército como chefe do regime de transição no país.

O encontro começou por volta das 16h40 (14h40 no horário de Brasília), no Conselho Econômico e Social, no centro de Uagadugu, e terminou às 17h30 (15h30 no horário de Brasília). Nenhuma declaração foi divulgada após a reunião.

Participaram do encontro o líder da oposição Zéphirin Diabré, o ex-ministro burquinense das Relações Exteriores Ablassé Ouedraogo, o ex-presidente da Assembleia Nacional (agora na oposição) Roch Marc Christian Kaboré e o líder do partido sankarista Bénéwendé Sankara.

Horas antes, o Exército havia ocupado dois lugares estratégicos da capital - o prédio da Radiotelevisão Nacional e a praça da Nação -, enfrentando os manifestantes que rejeitam uma transição militar em Burkina Faso.

Soldados do Regimento de Segurança Presidencial, a unidade do tenente-coronel Zida, chegaram à sede da radiotelevisão no início da tarde e atiraram para o alto para dispersar a multidão que protestava.

No sábado, a cúpula do Exército anunciou que o número dois da Guarda Presidencial, o tenente-coronel Isaac Zida, de 49 anos, assumiria a chefia do regime provisório. Após 27 anos no poder, o presidente Blaise Compaoré foi deposto na sexta-feira, pressionado por manifestações em massa nas ruas.

A comunidade internacional condenou duramente a tomada de poder pelos militares e ameaçou aplicar sanções ao país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos