Trump provoca Hillary e Cruz antes das primárias de Indiana

Em Washington

  • Lucas Jackson/Reuters

Donald Trump, que lidera as pesquisas para a indicação republicana à Casa Branca, fez provocações neste domingo (1º) contra sua adversária democrata Hillary Clinton e o rival de seu próprio partido Ted Cruz, a dois dias das primárias no Estado de Indiana, norte dos EUA.

"A única carta que ela joga é a das mulheres. Mas ela jogou tão mal que nem mesmo as mulheres a querem", ironizou o magnata à "FOX News", referindo-se à ex-secretária de Estado que lidera as pesquisas democratas. Ele disse ainda que, se Hillary não fosse mulher, não estaria na corrida pela Presidência. 

Em entrevista à rede "CNN", a ex-secretária de Estado classificou o ataque de Trump de "estúpido". "Tenho enorme experiência tratando com homens que, às vezes, não mantêm as normas na forma em que se comportam e falam", acrescentou a candidata democrata.

Em relação a Cruz, Donald Trump não deixou por menos. "Cruz não pode ganhar. Ele não fez nada e está muito longe", alfinetou. Ganhar em Indiana pode dar a Trump 57 dos 246 delegados que ainda lhe faltam para obter a indicação republicana. 

Cruz respondeu destacando que seu oponente está desesperado, porque sabe que a corrida ainda não acabou. "Ninguém tem os 1.237 (delegados). Eu não tenho, mas Donald Trump também não. É por isso que ele tenta, de forma desesperada, afirmar que a corrida acabou", declarou o senador republicano pelo Texas à emissora ABC.

"Uma presidência de Trump seria uma catástrofe", acrescentou Ted Cruz, diversas vezes chamado de "mentiroso" pelo magnata. No programa "Face the Nation", da CBS, o senador afirmou que o milionário "está tentando perpetuar uma das maiores fraudes da história das eleições modernas, pois está tentando convencer as pessoas de que é um 'outsider'".

Além disso, Cruz declarou que tanto Trump quanto Hillary Clinton são "duas faces da mesma moeda" e que ambos representam os interesses "dos ricos nova-iorquinos liberais, que falharam profundamente com este país".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos