Aviação de Israel ataca posições do Hamas na faixa de Gaza

Em Jerusalém

A aviação de Israel atacou na madrugada desta quinta-feira (5) quatro posições do movimento palestino Hamas na faixa de Gaza, informou o Exército hebreu.

"Respondendo aos ataques em curso contra as tropas israelenses, um aparelho da Força Aérea de Israel atacou durante a madrugada quatro sítios terroristas do Hamas no norte da faixa de Gaza".

Aparelhos israelenses já haviam atacado, na quarta-feira, cinco posições do Hamas no sul da faixa de Gaza, após confrontos na fronteira entre o território palestino e Israel.

Nos últimos dias, "o Hamas realizou disparos de morteiro e de foguetes contra tropas israelenses" operando ao longo da barreira de segurança entre Israel e a faixa de Gaza, informou um oficial hebreu.

As atividades israelenses têm um caráter "defensivo", já que buscam proteger Israel de incursões palestinas, destacou o Exército hebreu.

Concretamente, o objetivo das forças israelenses é localizar e destruir os túneis que o Hamas utiliza para realizar ataques contra comunidades de civis israelenses próximas à fronteira.

"O Exército israelense não tolera e nem tolerará nada que suponha uma ameaça à vida dos habitantes do sul de Israel, e está determinado a desbaratar qualquer tentativa neste sentido".

Os túneis citados por Israel foram uma das causas da guerra na Faixa de Gaza em 2014, que matou 2.251 palestinos - a maioria civis - e 73 israelenses, entre eles 67 soldados, segundo as Nações Unidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos