Venezuela: governo e oposição se reúnem em separado com comissão da Unasul

Caracas, 28 Mai 2016 (AFP) - Representantes do governo venezuelano e a oposição se reuniram separadamente em Dominicana com o ex-presidente do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e com os presidentes dominicano Leonel Fernández e panamenho Martin Torrijos, para buscar "o marco para um diálogo nacional".

A Secretaria Geral da Unasul disse em um comunicado que "nos últimos dias" Zapatero, Fernández e Torrijos "a convite da Unasul tiveram reuniões para explorar com as partes o marco para iniciar um diálogo nacional com representantes do governo da Venezuela e da oposição representada por partidos da Mesa da Unidade Democrática".

Segundo a Secretaria, as reunião aconteceram "de forma alternativa", e os ex-presidentes "constataram que existe uma vontade de diálogo de ambas as partes". Por isso, pressupõe-se que haverá novos contatos para "acordar uma agenda que cumpra com os requerimentos de cada uma das partes e um método para o diálogo nacional".

A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, se referiu à reunião em sua conta no Twitter @DrodriguezVen: "Esta iniciativa do presidente @NicolasMaduro promove a paz, o respeito ao Estado de Direito, e a defesa da soberania e da integridade territorial".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos