UE reafirma sua vontade de fechar acordo comercial com EUA apesar de Brexit

Bruxelas, 27 Jun 2016 (AFP) - A União Europeia implementará "os maiores avanços possíveis" nos próximos meses na negociação do Tratado de livre-comércio com os Estados Unidos (TTIP), afirmou nesta segunda-feira a comissária europeia de Comércio, Cecília Malstrom, dias depois da vitória do 'Brexit' no Reino Unido.

"Nessa situação sem precedentes, (...) somos claros e estamos unidos em nossa resposta em relação à política comercial da UE", disse Malstrom, que ressaltou a vontade de Bruxelas de avançar e fechar as negociações comerciais abertas com seus "sócios-chave".

"Isso é particularmente certo para nossas negociações com os Estados Unidos sobre a Associação Transatlântica de Comércio e Investimentos", acrescentou.

As palavras de Malstrom se unem às do representante especial dos Estados Unidos para o Comércio Exterior, Michael Froman, para quem o interesse econômico e estratégico de um tratado de livre-comércio com a UE continua sendo "forte", apesar da votação britânica a favor de sair do bloco.

Estados Unidos e UE negociam desde 2013 um amplo acordo para suprimir as barreiras aduaneiras e regulamentárias entre as duas partes.

A próxima rodada de negociações sobre o TTIP deve acontecer na segunda semana de julho, em solo europeu.

tjc-pa/eg/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos