John Kerry se reunirá com Mahmud Abbas em Paris

Washington, 28 Jul 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá com o presidente palestino, Mahmud Abbas, no sábado, em Paris, para discutir os de uma solução baseada em dois Estados (um israelense e outro palestino), anunciou o Departamento de Estado.

"O secretário não tenta fazer avanços baseando-se em uma data concreta do calendário", disse nesta quinta-feira à imprensa o porta-voz da diplomacia americana, John Kirby.

Kerry conversará com "Abbas sobre as perspectivas de uma solução baseada em dois Estados [um palestino e um israelense] e tentará realizar avanços significativos para criar as condições (...) nas quais esta solução possa ser perseguida com mais êxito", disse Kirby.

Kerry viajará a Paris na noite de sexta-feira e voltará no domingo aos Estados Unidos. Na capital francesa, também pode se reunir com outros líderes para negociações bilaterais, embora Kirby não tenha dado detalhes sobre o tema.

"Isto é algo em que tem se concentrado desde que é secretário de Estado e continuará tentando, posso assegurar", afirmou Kirby, em alusão ao interesse de Kerry em alcançar um acordo no Oriente Médio entre israelenses e palestinos.

"Já viu a quantidade de vezes que visitou a região (do Oriente Médio). Esta continua sendo uma área de interesse fundamental para ele", acrescentou o porta-voz.

O processo de paz entre israelenses e palestinos está congelado há anos e a possibilidade de que seja reativado antes do fim do mandato de Barack Obama é quase inexistente.

Em um relatório de julho, ao qual nenhum dos lados reagiu, o Quarteto para o Oriente Médio, formado por União Europeia, Rússia, Nações Unidas e Estados Unidos exigiu que Israel pare de construir assentamentos e que os palestinos ponham fim à incitação à violência.

bur-bfm/acb/sgf/cd/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos