EUA detectam lançamento fracassado de míssil de Coreia do Norte

Em Washington

  • Lee Jin-man/AP

O Exército americano detectou um lançamento fracassado de um míssil norte-coreano neste sábado (15), em um momento em que se teme que o país esteja a ponto de realizar outro ensaio nuclear ou de lançar um foguete de longo alcance.

"O Comando de Defesa Aeroespacial Norte-americano (NORAD) determinou que o míssil lançado da Coreia do Norte não representa uma ameaça para a América do Norte", disse o Comando Estratégico em um comunicado em que identificou como um míssil balístico de alcance intermediário Musadan, lançado às 3h33 GMT (0h33 horário de Brasília).

O míssil Musudan tem teoricamente um alcance de até 4.000 quilômetros, e por isso alcançaria a base americana na ilha de Guam. Depois de cinco lançamentos fracassados, a Coreia do Norte lançou um Musudan que voou 400 quilômetros até cair no Mar do Japão.

O teste foi elogiado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-Un, como um completo sucesso e a prova da capacidade da Coreia do Norte de atacar as bases americanas através do "teatro de operações do Pacífico". O lançamento deste sábado foi feito da zona de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.

Esses lançamentos geralmente são detectados em poucas horas ou até minutos pelos militares da Coreia do Norte e dos Estados Unidos, e não estava claro por que o anúncio deste sábado foi feito várias horas após a execução. Não houve confirmação imediata da Coreia do Sul.

Os analistas de armas norte-americanos acreditam que um teste exitoso do Musudan ajudaria a Coreia do Norte a desenvolver um míssil balístico intercontinental capaz de alcançar o território continental dos Estados Unidos até 2020.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos