Trump precisa aprender como Europa funciona, diz presidente da Comissão Europeia

Em Luxemburgo

  • Mike Segar/Reuters

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, deve se apressar em compreender como a Europa funciona e assim evitar "dois anos de tempo perdido", advertiu nesta sexta-feira (11) o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

"Durante sua campanha, Trump disse que a Bélgica era uma cidade em algum lugar da Europa", recordou Juncker em um debate com estudantes em Luxemburgo. "Deveremos, portanto, ensinar o presidente eleito sobre o que consiste a Europa e como ela funciona". "Acredito que teremos dois anos de tempo perdido até que Trump entenda um mundo que não conhece", declarou. 

Para Juncker, o milionário populista "esgrime temas com consequências perniciosas porque colocam em dúvida a Aliança Atlântica (Otan) e o modelo sobre o qual repousa a defesa da Europa". 

O futuro presidente dos Estados Unidos, considerado um isolacionista, deu a entender durante a campanha eleitoral que o apoio militar a seus sócios europeus dependeria da contribuição destes à Otan. "Os americanos, em regra geral, não têm qualquer interesse na Europa, é certo para a classe política, também o é para o interior do país, não conhecem a Europa", afirmou Juncker.

A reação de 16 países sobre a vitória de Trump

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos