Atentado reivindicado pelo EI deixa sete mortos no Iraque

Najaf, Iraque, 1 Jan 2017 (AFP) - Ao menos sete pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas neste domingo em um ataque contra um posto de controle policial no centro do Iraque, um ato reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

O ataque, que ocorreu ao sul da cidade de Najaf, deixou "sete mortos, incluindo cinco policiais, e 15 feridos", disse Saad Man, porta-voz do ministério do Interior, em um comunicado.

O general Qais al Rahaima, chefe do exército para o centro do Iraque, informou sobre sete mortos, incluindo quatro policiais, e 11 feridos.

Trata-se do segundo ataque reivindicado pelo EI no Iraque em 24 horas. No sábado em Bagdá, um duplo atentado suicida contra um mercado deixou 27 mortos e dezenas de feridos.

De acordo com o ministério do Interior, três criminosos que vestiam coletes com explosivos e viajavam a bordo de um carro-bomba atacaram o posto de controle da polícia perto da cidade de Qadisiya. Ao chegar ao local, abriram fogo, mas "as forças de segurança responderam, matando os criminosos e provocando a explosão do carro bomba".

"Queriam chegar a Nayaf para detonar os explosivos", afirmou o porta-voz Saad Maan.

Qadisiya se encontra 70 km ao sul de Nayaf, cidade santa xiita do centro iraquiano onde se encontra o mausoléu do imã Ali.

O ataque foi reivindicado em um comunicado pelo grupo sunita EI, que considera os xiitas hereges.

str-ak-gde/tp/app/ra/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos