Parlamentares franceses pedem o reconhecimento do Estado da Palestina

Paris, 26 Fev 2017 (AFP) - Um grupo de 154 deputados e senadores franceses de várias tendências políticas pediu ao presidente François Hollande o reconhecimento do Estado da Palestina.

"A França deve mostrar sua vontade de abandonar o beco sem saída no conflito ao reafirmar solenemente, em nome do direito inalienável à autodeterminação, que o povo palestino tem sólidas razões para dotar-se de um Estado. Está em jogo o respeito do direito internacional e a segurança de Israel", escreveram os parlamentares ao presidente.

"Senhor presidente, mostre-se à altura da questão e não deixe passar este encontro com a história", pedem os parlamentares.

Muitos grupos políticos, tanto de esquerdas como de direita, estão representados entre os que assinaram a carta aberta.

O presidente palestino, Mahmud Abbas, celebrou a mensagem dos parlamentares franceses. Ele afirmou que a carta é um "sinal claro da vontade de abandonar o ponto morto em que se encontra o processo de paz, já que o governo israelense se nega a acabar com a ocupação dos Territórios Palestinos e a sua vontade de destruir por qualquer meio a solução de dois Estados".

Este princípio diplomático, defendido pela comunidade internacional há vários anos, promove a criação de um Estado palestino ao lado de Israel para acabar com este conflito, um dos mais intrincados do planeta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos